sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Facções, minorias e censura.

Vi um post no Te Dou Um Dado que não me saiu da cabeça, não sei era pra ser engraçado ou  alertar às pessoas que adoram a vibe tem dó de mim, bem, não importa, importa que foi um tapa na cara.Uma coisa que adoro na Lele ( @alesie ), a autora do post,  é a maneira com que expõe e defende seus princípios sem temer retaliações. 
Para os contra TDUD, eu sei que às vezes eles pesam a mão, concordo, mas não posso tirar o mérito da maioria dos posts que são muito bons. Babações à parte, o post  falava do 'novo preto'. O que seria isso?
Vejam o que escreveu Lele sobre uma 'cena' pós farpas ' entle'  Dicesar e Dourado: "... Se tem uma coisa que eu odeio é essa mania que alguns gays têm de qualquer coisa é homofobia. Fosse Dicesar negro, falaria que era racismo. Mulher? Opa, taca um machismo aê. Espera só o Dicesar virar Dimmy Kieer na casa pra você ver o que acontece."

Desde que as pessoas descobriram o poder e o peso das palavras preconceito, fobia e todos os 'ismos', perdeu-se a liberdade de expressão e o bom senso, além da capacidade de diferenciação, porque nós sabemos quando algo aprecia ou deprecia, não é mesmo?
Há dez anos atrás, Chico Anysio, Jô Soares, e tantos outros faziam ótimas piados de humor negro e  ninguém se sentia humilhado, desrespeitado ou minorizado por isso. Negros, gays, gordos, magros, nerds, todos sorriam, divertiam-se. Quem acha que se a piada que o Danilo Gentili fez associando negros a macacos, fosse feita nessa mesma época ia dar o mesmo ba fa fá que deu, e rolou até bruiguinha viaTwitter com o Hélio de La Peña, que super se achou o senhor razão, esquecendo totalmente que faz o mesmo no Casseta e Planeta, ah mas com pretos não,né? Ou melhor, se a piada do Gentilli não fosse veiculada via TT fosse numa roda de amigos quem não riria?
Fique claro, que com isso não estou defendendo violência, depreciação do ser humano e suas particularidades de raça, gênero, condição social, etc. Mas essa necessidade de ser o coitadinho da vez, tá chegando no limite. Cada grupo, seja ele qual for pare de aceitar ser chamado de minoria, negro meu querido, diga Não ao sistema de cotas, isso sim, lhe diminui! GLBTTS, orgulhem-sem de ser quem são e riam na cara de quem lhe chama de viado ou sapatão, vc não é mesmo? O Gentilli escreveu que " o Brasil é uma gorda que não gosta de ser chamada de gorda" - quando o Robin Willians falou do Rio - Analise, existe algo de muito verdadeiro nessa frase. 
Sabe quando vocês está no colegial e recebe aquele apelido infame e odeia? Enquanto sabem que aquilo te afeta, tem poder quando não masi, cai no esquecimento, ou seja morre, acaba.

 

4 comentários:

  1. É o que eu disse no Twitter, eu odeio pessoas que se fazem de vitima sempre, cara se vc é agredido saibe se defender, use as mesmas armas sem perder a classe nem a razão! Saibam viver e se defender pq o Mundo não é fácil pra ninguém!

    ResponderExcluir
  2. PERFEITA ESSA ANÁLISE DO TEMA DISCRIMINAÇÃO
    DE FATO ATUALMENTE EXISTE MUITA HIPOCRISIA QUANDO SE FALA SOBRE GAYS, NEGROS, GORDOS ETC
    NÃO SE PODE MAIS CRITICAR UM DESVIO DE CONDUTA OU MANIFESTAR OPINIÃO DESFAVORAVEL A CERTAS PRÁTICAS SEXUAIS QUE LOGO VEM ALGUEM LEVANTANDO A BANDEIRA DA LIBERDADE SEXUAL E DOS DIREITOS DOS GAYS E LÉSBICAS, ESQUECENDO QUE DO OUTRO LADO TAMBEM EXISTE O DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO DE TODO O CIDADÃO.
    É CLARO QUE EXISTEM SITUAÇÕES EM QUE CERTOS INDIVÍDUOS ULTRAPASSAM LIMITES DO DIREITO DE EXPRESSÃO E ACABAM DISCRIMINANDO PESSOAS QUE TÊM OPÇÃO SEXUAL DIFERENTE E ISSO SIM É QUE DEVE SER COMBATIDO DE FORMA ENÉRGICA.
    O QUE EU ENTENDO POR DISCRIMINAÇÃO É O CERCEAMENTO DAS PESSOAS EM QUALQUER LOCAL OU CIRCUNSTANCIA POR SEREM GAYS, GORDOS OU NEGROS, OU O CONSTRANGIMENTO DESSAS PESSOAS NO EXERCÍCIO DE SUAS ATIVIDADES CIVIS, EM RAZÃO DE SUA ETINIA, CRENÇA RELIGIOSA OU OPÇÃO SEXUAL.
    POR EXEMPLO: SE ALGUEM CHAMA O GAY DE GAY,DE FATO NÃO ESTARÁ PRATICANDO A HOMOFOBIA, ASSIM COMO SE CHAMAR UM NEGRO DE NEGÃO TAMBÉM NÃO ESTARÁ PRATICANDO RACISMO.
    NÃO BASTA UMA SIMPLES MENÇÃO DA COR RELIGIÃO OU OPÇÃO SEXUAL PARA RESTAR PROVADA A DISCRIMINAÇÃO. TUDO DEPENDE DA FORMA E DA INTENÇÃO NO USO DAS PALAVRAS E EM SUAS CONSEQUENCIAS AO OFENDIDO
    MAS, IMPEDIR OU TENTAR IMPEDIR QUALQUER DESSAS PESSOAS DE EXRECEREM SUA CIDADANIA POR CAUSA DE SUAS CONDIÇÕES PESSOAIS ISSO SIM CARACTERIZA A DISCRIMINAÇÃO
    PORTANTO É PRECISO MUITO CUIDADO DAS AUTORIDADES E DOS ÓRGÃOS DE IMPRENSA, NA ANÁLISE DOS FATOS TIDOS COMO DISCRIMINATÓRIOS E DEIXAR DE FICAR REBUSCANDO PALAVRAS DITAS PELAS DE FORMA CORRIQUEIRA SOB O PRETEXTO DE UMA FALSA MORAL OU DE UMA DEMOCRACIA HIPÓCRITA.
    O GAY QUER SER ACEITO PELA SOCIEDADE E DIZ QUE TEN ORGULHO DE SER GAY E ISSO NÃO É DISCRIMINAÇÃO .
    UMA PESSOA HETERO DIZ QUE TEM ORGULHO DE SER HETERO E LÁ VEM OS HIPÓCRITAS PRETENDENDO PROCESSA - LO ALEGANDO HOMOFOBIA
    CHEGA DE TANTA HIPOCRISIA !!!

    @DRLUIZSANTANNA

    ResponderExcluir
  3. Apoiada.
    Chega de hipocrisia, fim das cotas e viva a inteliGência(inclusive a emocional).
    Bjus.

    ResponderExcluir